Modalidade de pesca em mangues e mar. Confira a classificação geral no TOP 10.
Modalidade de pesca em açudes e lagos. Confira a classificação geral no TOP 10.
Manual do processo de julgamento e validação do torneio.
CAPÍTULO 1 – INTRODUÇÃO
Art. 1° – Com o objetivo de incorporar um novo público com afinidades na prática da pesca esportiva em caiaque, temos como intenção estimular os pescadores a praticar o pesque, registre e solte, de maneira consciente e sustentável.
Desta forma, decidimos realizar o I Torneio do Maior de Todos, que contempla os seguintes espécimes de peixes:
§1° Água salgada/salobra (mar ou mangue): atum, barracuda, bonito, cavala, guarajuba, pescada, prejereba, robalo, serra, sernambiaguara, tarpon e xaréu.
§2° Água doce: tucunaré amarelo, tucunaré azul, tucunaré pinima e tucunaré açu.
Art. 2° – O I Torneio do Maior de Todos será dirigido por uma comissão organizadora designada pela diretoria da APECC.
CAPÍTULO 2 – DA PROGRAMAÇÃO
Art. 3° – A competição será realizada a partir do início de 1ª etapa do I Circuito de Pesca Esportiva em Caiaque APECC, que ocorrerá em 31 de março de 2019, no Rio Ceará, e terá seu encerramento ao final da última etapa, que ocorrerá no dia 08 de dezembro de 2019, também no Rio Ceará (Torneio Rei de Prata).
Art. 4° – A divulgação dos vencedores e entrega das premiações ocorrerão na confraternização de final do ano de 2019, com data e local a serem definidos pela comissão organizadora da APECC.
CAPÍTULO 3 – DA COMPETIÇÃO
Art. 5º – O torneio será exclusivamente da modalidade PESQUE, FILME e SOLTE, sendo válidas somente as espécies citadas no art. 1°.
§1° Os métodos de pesca que podem ser utilizados, impreterivelmente embarcado em caiaque, são os com iscas artificiais ou com iscas naturais (vivas ou mortas), sendo aceito a captura por corrico.
§2° O competidor deverá estar a bordo do caiaque para registrar o peixe.
§3° É obrigatório o uso de colete salva-vidas e este deverá constar na filmagem (selfie) de registro do peixe. Na ausência do colete salva-vidas ou da não constatação durante a filmagem, o competidor não terá o peixe validado.
§4° É permitido qualquer forma de propulsão do caiaque: remo, pedal, vela, motores etc.
§5° Não serão válidos peixes pescados em pesque e pague, oriundos de caça sub ou mortos. Caso seja apurado tais situações, o participante estará proibido de continuar participando do torneio.
§6° Só serão válidos os peixes capturados no período de duração do torneio, conforme Art. 3º.
§7° Um mesmo competidor poderá enviar quantos registros quiser e participar de todas as categorias (água doce e salgada) do torneio, bem como ter a possibilidade de mais de uma classificação e premiação.
§8° Em caso de empate, o registro primeiramente enviado será o critério utilizado para desempate, sendo esse o vencedor.
§9° Serão validados os peixes capturados em todo o território nacional.
CAPÍTULO 4 – DA INSCRIÇÃO
Art. 6° – O competidor deverá ser associado à APECC e está com pagamento em dia para participar do Torneio do Maior de Todos.
CAPÍTULO 5 – DA MEDIÇÃO E REGISTRO DO PEIXE
Art. 7° – A medição do peixe deverá seguir o procedimento abaixo, que também estará presente na régua oficial da APECC e válida dessa edição.
§1° A medição válida será apenas por vídeo sem cortes e interrupções, seguindo a ordem de filmagem abaixo:
§2° O registro da filmagem deverá ser ao máximo em 1° plano, ou que fique claro a boca totalmente encostada no esbarro. O registro que for feito na perspectiva ou em desconforme às regras será analisado e poderá não ser validado se não apresentar clareza no posicionamento do peixe.
§3° O competidor que não seguir as ordens e regras de validação acima não terá seu exemplar validado.
§4° O competidor deverá enviar a filmagem de registro para a comissão organizadora da APECC no prazo de até 72 horas da data constatada na régua de medição válida.
§5° Será fornecido para cada competidor uma régua válida, sendo essa pessoal e intranferível, ou seja, todos os associados são automaticamente cadastrados e aptos a participar do torneio. Não serão validados exemplares com outras réguas diferentes da régua oficial da APECC 2019, salvo as outras formas permitidas no parágrafo abaixo.
§6° Caso o exemplar seja maior que a extensão da régua de medição válida, fica permitido que o competidor faça a medição das seguintes formas: unir uma segunda régua oficial da APECC de outro associado, para registrar a medição total; utilizar trena metálica de forma clara e visível; utilizar uma extensão padrão fornecida pela APECC que será vendida a parte, ficando facultativo a aquisição pelo competidor.
§7° Os registros serão analisados e validados pela comissão organizadora da APECC.
CAPÍTULO 6 – DA PONTUAÇÃO
Art. 8º – O sistema de pontuação será feito pelo comprimento do exemplar em centímetros, no qual a medição será de 0,5 em 0,5 cm, sendo vencedor de cada categoria o competidor que capturar o maior peixe válido das categorias de água doce e água salgada.
§1° Será feito arredondamento do comprimento do exemplar seguindo a primeira casa decimal, conforme exemplo a seguir: o peixe que medir aproximadamente 45,7cm será validado com 45,5cm e em outra situação que o peixe medir aproximadamente 45,2cm será validado com 45,0cm, sempre para menor medida levando em conta 0,5 em 0,5 cm.
§2° Segue abaixo imagem da régua de medição válida dessa edição do I Torneio do Maior de Todos – APECC 2019:
CAPÍTULO 7 – DA PREMIAÇÃO
Art. 9º – Os campeões do torneio, água doce e salgada, receberão um troféu e uma vara da REDAI.
CAPÍTULO 8 – DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 10º – Os participantes concordam em autorizar o uso de suas imagens e som de voz, em qualquer tipo de mídia e peças promocionais relacionadas ao I Torneio do Maior de Todos da APECC.
Art. 11º – Por razões imperiosas, a programação ou o regulamento poderão sofrer alterações pelos organizadores.
Art. 12º A realização da inscrição implica que o participante tem conhecimento e concorda com todo o conteúdo deste regulamento.
Art. 13º – Os casos omissos ao presente regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora.